Casa Ecológica

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Com este blog, o 1°A do Colégio Antônio Vieira pretende divulgar a importância das Tecnologias Sociais no nosso cotidiano.
Assim sendo, escolhemos uma casa sustentável feita de tijolos ecológicos com uma cisterna, utilizando a iluminação a custo zero como nosso recorte temático e projetor de sonhos. Com o intuito de poupar os recursos ambientais e reduzir a conta de energia apresentaremos um modelo de Casa Ecológica.
É importante ressaltar que este blog irá conter relatos das experiências vivenciadas pela turma durante as pesquisas, fotos, as visitas feitas, vídeos, o material coletado por toda a equipe, enquetes, entre outros.

 Muitos duvidam da possibilidade de criação de uma casa ecológica, dizem que dá muito trabalho e o custo-benefício é insignificante.
  Primeiramente: como usufruir da natureza para o nosso bem estar? Frans Krajcberg criou uma casa a sete metros do chão, em cima de uma árvore. A intenção não é que você, leitor, se mude para cima de uma, o intuito é de mostrar que realmente vale à pena a construção de uma casa desse tipo, ou, mais precisamente, a reformulação da sua.
  Começando com iluminação natural. Usufruindo de garrafas pet, muitas vezes jogadas no lixo você pode iluminar sua casa sem muito esforço. Seguindo em prol do meio ambiente, com a criação de cisternas, pode-se reaproveitar água da chuva para tarefas como limpeza, nas quais não é necessária água pura. No caso de construção, pode-se usar tijolos e vidros ecológicos, que reduzem o impacto à natureza, reduzindo o uso de material comum de construção e a extração de areia.
  Mas como transformar sua casa em uma casa ecológica? Para isso preparamos alguns passos que você pode seguir. Aqui seguem:

1º- “Iluminação a Custo Zero”

Materiais: garrafas pets cheias de água com um pouco de água sanitária e na sua “boca” um pote de filme de máquina fotográfica.

Modo de usar: pendurar a “lâmpada” no teto de sua casa, sempre em contato com o meio externo para a absorção de luz solar.

Resultados: benefícios ao meio ambiente e redução na conta de luz, já que a luz produzida pela garrafa equivale a uma lâmpada de 40 a 60 watts.

2º- “Aproveitamento da água com cisternas”

Materiais: grandes “caixas” vedadas (de preferência de argamassa de cimento) para a absorção de água da chuva ou de rios.
Modo de usar: depois de armazenada, retirar a  água tratando-a de forma adequada o seu fim. Por exemplo, se a água for para beber, utilizar uma gota de hipoclorito de sódio para cada 2 litros de água limpa, mexer e esperar 30 minutos, antes de consumir, e não usar vasilhame metálico.
Resultados: para a população de baixa renda, a diminuição da dependência dos carros pipa e para a classe média, diminuição da conta de água, além, claro, do benefício ao meio ambiente.

3º- “Tijolo Ecológico”
Materiais: mistura de solo-cimento, na proporção de 10:1, devidamente umedecida e submetida à prensa manual.
Modo de usar: Depois da aplicação, ele funciona com um sistema térmico e acústico, permitindo que o ar dentro dos furos ao ser aquecido pelo sol, sofra o deslocamento para cima, e ao esfriar retorne para baixo diminuindo a umidade nas paredes.

Resultados: melhorias ao meio ambiente já que não precisa ser queimado, e alternativa de construção para famílias de baixa renda.



4º- “Vidro Ecológico”

Materiais: não informados, sabendo-se somente que utiliza-se menos areia (somente 30% de areia em sua composição)

Modo de usar: Se usado como embalagem, oferece maior proteção aos alimentos e se usado em janelas, pode atuar no ambiente como redutor de calor, já que bloqueia a passagem de raios infravermelhos.

Resultados: diminuição da extração de areia, reduzindo assim o assoreamento dos rios e bloqueio da radiação infravermelha.

Planta da Casa Ecológica

Produzido pelas alunas Anna Luiza Vellozo de Mesquita Andrade Lemos, Flávia Gonçalves da Costa, Nathalia Lutterbath Pires Moreira e Ryane Ribeiro Novaes.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB