Texto Autoral

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Sabe-se que Tecnologia Social é todo produto, técnica ou metodologia replicável, desenvolvida a partir da interação entre a comunidade e que represente reais soluções de transformação social. É um conceito que remete a uma proposta inovadora de desenvolvimento, tendo como requisitos a simplicidade, baixo custo e fácil aplicação.

Além disso, é uma ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa, ambientalmente sustentável e igualitária. Ela representa melhorias nas condições de vida, alimentação, educação, renda e saúde de uma determinada população. Valoriza o saber local e aumenta o número de empregos, sendo possível poupar os recursos naturais.

Percebe-se que a Tecnologia Social busca ampliar a adaptação de técnicas e metodologias que garantam o retorno para a sociedade em qualidade de vida e a sustentabilidade em curto prazo.
O seu conceito surgiu a partir do conceito de Tecnologia Apropriada, desenvolvido por Mahatma Gandhi, na Índia, entre os anos de 1924 e 1927. Ele revolucionou o processo de fiação manual, lutando contra as injustiças sociais daquele país, melhorando técnicas e processos tradicionais.
No Brasil, desde a década de 1970, o seu conceito vem sendo construído e aprimorado. Contudo, vem ganhando força a partir do ano de 2001, com um visível avanço desde 2003.
O Brasil possui uma série de problemas, dentre eles está a desigualdade social. O uso dessas tecnologias irá contribuir para o crescimento sócio – econômico do país, possibilitando a aprendizagem daqueles que, ao longo do tempo, não tiveram acesso a tecnologia e a ciência.
O soro caseiro que já salvou várias crianças da desidratação infantil e as cisternas que fornecem água para as populações do semi – árido brasileiro são alguns exemplos.




Escrito pelas alunas Ryanne Ribeiro Novaes e Nathalia Luttherbath Pires Moreira.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB