Barraginhas

domingo, 14 de agosto de 2011

 



Muitas pessoas podem nunca ter ouvido falar das Barraginhas, mas quem vive no Sertão Nordestino, no Semiárido do Brasil, as Barraginhas além de ser muito conhecidas estão se tornando em uma das mais naturais, acessíveis e maravilhosas soluções para uma diminuição do impacto ambiental, já que a escassez de chuvas provocam danos ao solo e problemas socioeconômicos para a região.



Mas o que são realmente as Barraginhas?

Barraginhas


Barraginhas são construções de miniaçudes, escavações na terra para coletar as águas das chuvas e enxurradas,
impedindo o aparecimento de erosões e recuperando áreas degradadas, como vinha ocorrendo há décadas. Com o aumento do desmatamento e a terra seca do sertão brasileiro, por exemplo, muitas terras acabavam ficando compactadas, diminuindo a capacidade de infiltração de água no solo os tornando cada vez mais improdutivo.

Além amenizar os efeitos das secas, as barraginhas também ajudam no plantio de hortas, canaviais que podem ser feitas no entorno da barraginha, onde o solo tem umidade garantida. Tais medidas a custo zero se fossem realmente divulgadas poderiam frear de certa forma a degradação do solo, gerar renda, fortalecimento regional e sustentabilidade agrícola. 




Produzido pela aluna : Izabela Lisboa Campos

1 comentários:

Unknown disse...

Izabela,
sua publicação me emociona, como autor do projeto barraginhas, fico feliz desta matéria veiculada nesse blog ter sido postada por estudantes/disseminadores, legal demais!!!Abraço. Luciano Cordoval.
e-mail: barraginhas@hotmail.com

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB